sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CIÊNCIAS - OZÔNIO

CAMADA DE OZÔNIO


.


 O ozônio é um gás que está presente em pequenas quantidades na nossa atmosfera. É encontrado em duas regiões: cerca de 10% na troposfera, região mais próxima da superfície da Terra, e 90% na estratosfera,  formando uma fina camada chamada de camada de ozônio.
Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar nas cidades e provocar a chuva ácida.
A camada de ozônio da estratosfera é importante porque absorve grande parte dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, especialmente a radiação ultravioleta, nociva à nossa saúde. É dessa forma que a camada de ozônio nos protege.
Em relação à saúde humana, acredita-se que a diminuição da camada de ozônio contribuirá para o aumento nos casos das doenças relacionadas à exposição excessiva  aos raios, como o câncer de pele; o crescimento das plantas pode ser diretamente afetado, danos podem ser causados aos peixes, camarões e caranguejos, anfíbios e outros animais, durante o estágio  inicial de desenvolvimento desses seres vivos – os efeitos mais são severos são a diminuição na capacidade da reprodução e o impedimento do desenvolvimento durante a fase de larva.
Com a utilização do CFC ( clorofluorcarbono) pela indústria em aerossóis, ares condicionados, refrigeradores, espumas isolantes e de outras substâncias destruidoras do ozônio, também chamadas de ODS, tais como pesticidas, o ser humano contribui para aumentar o tamanho do buraco na camada de ozônio.
O CFC é um gás utilizado em aerossóis, refrigeradores e na produção de matérias plásticas.



Nenhum comentário: